sábado, 14 de junho de 2008

Yes or No?

Sim ou não? Essa foi a pergunta feita aos irlandeses na última Quinta-feira no que dizia respeito à aprovação ou não do "Tratado de Lisboa".

Os defensores do SIM, encabeçados pelo partido que comanda o país, adotaram a estratégia da confiança: "Confiem em nós, a gente sabe o que é melhor para vocês".
Um argumento que coloca o governo no papel de 'adulto' e a população no papel de 'criança'.

Já o pessoal do NÃO usou a tática do "não deixe que decidam por nós", posicionando-se claramente a favor da autonomia do país frente à União Européia.

A verdade é que a história ficou um tanto "obscura" pra maioria das pessoas, sendo que nenhum dos lados foi capaz de 'traduzir' e encotrar no texto de aproximadamente 900 páginas razões satisfatoriamente favoráveis ou contrárias à aprovação do tratado.

Por outro lado, o que não faltou foi propaganda. Menos do que estamos acostumados a ver no Brasil é verdade, mas ainda assim, algo impossível de não ser percebido, principalmente nas ruas de Dublin. Agora, a clássica pose "carinha-de-bom-moço-segurando-o-queixinho" do tiozão em um dos cartazes na imagem abaixo tá demais! Desculpem, mas essa não podia deixar passar em branco.

Resumindo a ópera, nexta Sexta-feira saiu o resultado. A resposta? Um contundente NÃO. Na falta de conhecimento sobre o assunto, o povo irlandês resolveu não arriscar.

Um comentário:

helo flores disse...

Pois é, né...
E ganhou o NÃO.
O Sócrates aqui é que tá bem faceiro.
Vamos ver a seqüência da coisa...
E aquele povo todo correndo pelado na tv?
O que era aquilo?
Noooooooooooooosssssa!
Foi em Dublin?
Chacoalhando tudo e mais um pouco.
Saudade.
Tô esperando a dupla, ansiosamente.
Com feijão preto e ambrosia.
Tá bom?
Manda os horários e a companhia.
Beijinhos.
Manhê