terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Chá com leite

O outro dia estávamos eu, o Barry e a Rê no bar do Central Hotel, um local muito simpático no centro de Dublin, onde constumo encontrar o Barry para trocar uma idéia. Depois de algum tempo de papo resolvemos pegar algo para beber. Ao invés do tradicional pint de Guinness, pedimos um chá pois o Barry estava sob o efeito de antibióticos e eu não estava muito para o álcool. A Rê, por outro lado, pediu uma tacinha de vinho já que estava se preparando para a festa de despedida de solteira da Monique, amiga nossa de Santa Maria.

Conversa vai, conversa vem, questionei o Barry sobre o hábito herdado dos ingleses de beber chá o tempo todo. Já há bastante tempo, sabemos que grande parte dos irlandeses são um tanto ortodoxos no que diz respeito às suas escolhas e hábitos, mas de um tempo para cá ando impressionado com o tanto de chá que esse povo bebe. E sempre do mesmo jeito, com um pouco de leite. Intrigado, perguntei ao Barry de onde  surgiu isso e ele simplesmente me respondeu que os irlandeses não complicam na hora de escolher. Ao contrário do Brasil onde temos os mais diversos tipos e sabores, na Irlanda, chá é chá e ponto final. Só existe um tipo e se bebe com leite. Pelo menos diz o Barry que o chá é dos melhores da mesma forma que a Guinness é a melhor cerveja. Em outras palavras, as escolhas são restritas, mas restritas às melhores opções. E sobre beber chá o tempo todo, chegamos à conclusão que tem muito a ver com o frio. 

De nossa parte, estamos nos acostumando a beber chá ao melhor estilo irlandês, mas confesso ainda sou mais nosso bom e velho cafézinho.

Nenhum comentário: