segunda-feira, 31 de março de 2008

Protesto em Dublin

Dezenas de pessoas saíram às ruas no sábado para protestar contra a falta de investimento por parte do governo na saúde pública do país.

A multidão atravessou o centro da cidade em direção ao palanque montado em frente ao parlamento (Leinster House), onde discursaram algumas lideranças do partido trabalhista, representantes de movimentos pela melhoria da saúde e médicos insatisfeitos com a atual situação.

Após quase uma hora de discursos, algumas pessoas acabaram deixando o local. A impressão era que estavam lá mais pelo barulho mesmo. Numa dessas poderiam aparecer na TV, quem sabe?

Desde que chegamos na Irlanda, não havia visto nada do gênero. Sempre tivemos a impressão de que o povo aqui é acomodado e costuma fechar os olhos para problemas mais sérios. Se têm dinheiro suficiente "torrar" nos pubs estão felizes. No entanto, em uma rara demostração de inconformidade, tive a oportunidade de conhecer um pouco esse outro lado dos irlandeses. Talvez o salto da economia há 15 anos atrás, que os proporcionou tranquilidade em termos financeiros, tenha deixado a maioria do povo sossegada e conformada. Mas no final das contas é sempre bom ver pessoas que ainda levantam suas vozes para opor-se ao que julgam incorreto, injusto, inaceitável.

Um dos principais alvos do protesto, o primeiro ministro (The Taoiseach)Bertie Ahern está sendo inverstigado por depósitos suspeitos em sua conta pessoal. Ele nega, mas as evidências estão cada vez mais fortes. É, ao que tudo indica não é só no Brasil que temos o privilégio de convivermos com bandidos engravatados.

Abaixo, alguns retratos de dois videozinhos para ilustrar a função.




Um comentário:

helo flores disse...

Dezenas de pessoas? Mas só dezenas?
Nossa!
Os outros estavam onde? Em algum pub, tomando todas?
Tá certo, sempre é um começo.

Beijocas.

Manhê